Por Luiz Guilherme Baruffi – 02 de junho de 2020
Hoje vamos falar um pouco sobre os benefícios de possuir um consultor ou um planejador financeiro para te auxiliar nas finanças pessoais.
Sim! Já ouvimos muito falar de consultoria para empresas, há várias delas: consultoria financeira, consultoria em marketing digital, consultoria em vendas, consultoria em RH, entre várias outras.
Porém hoje vamos falar de um outro nicho no mercado de consultoria, mais específico no mercado de consultoria financeira, que é o serviço de PLANEJADOR FINANCEIRO ou CONSULTOR FINANCEIRO PESSOAL.
Nesse momento de pandemia e incertezas que estamos vivendo, muitas pessoas começaram a refletir melhor sobre o seu dia-a-dia, desde práticas de esportes, alimentação saudável, saúde emocional, rotinas malucas que faziam parte do nosso cotidiano, e também sobre suas finanças, tendo em vista que essa é uma das “áreas” mais afetadas por todas essas mudanças que estão ocorrendo, como: trabalho home office, redução salarial, aumento do desemprego, fechamento dos comércios, mudanças econômicas que alteram o jeito de você investir e a grande importância de se ter caixa.
Portanto, de acordo com este contexto, vamos falar um pouco sobre como esse profissional atua e quais são os benefícios de contratar um profissional de planejamento financeiro.
O profissional que atua como consultor financeiro, tanto para empresas quanto para pessoas físicas, geralmente tem formação acadêmica na área de administração de empresa, ciências contábeis ou economia; há também profissionais que são formados em outras áreas ou não possuem formação acadêmica, porém possui uma experiência gigantesca na área de finanças e atua como consultor financeiro, porém é menos comum.
Claro que a primeira pergunta que lhe vem à cabeça é: POR QUE EU CONTRATARIA ALGUÉM PARA ME AJUDAR A CUIDAR DAS MINHAS FINANÇAS?
Hoje em dia, todos possuem muitas responsabilidades e pouco tempo para executar, é trabalho na empresa, trabalho que levamos para casa, filhos, lazer, atividade física, e vários outras atividades. CUIDAR DE NOSSAS FINANÇAS REQUER TEMPO, ESTUDO, PACIÊNCIA E DEDICAÇÃO. Então por que não focar no que mais nos interessa e ter a ajuda de um especialista em suas finanças?
Um detalhe muito importante é QUE O PROFISSIONAL NÃO TENHA VÍNCULO COM QUALQUER INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, pois o profissional que tem esse vínculo pode ter conflitos de interesse, ou seja, pode ser que o mesmo te ofereça produtos ou serviços que não seja interessante para você cliente, mas sim para a instituição financeira que ele faz parte, ou possui parceria.
NÃO TENDO ESSE VÍNCULO, O CONSULTOR FOCARÁ 100% NOS OBJETIVOS DO CLIENTE E NADA MAIS! Mas claro que isso depende muito do perfil do profissional, porém é um risco que está presente no mercado.
Um consultor financeiro pessoal geralmente não possui muitos clientes em sua carteira, podendo planejar as finanças de seus clientes de acordo com interesses particulares dele, seja uma viagem, a compra de um imóvel ou até o planejamento de uma aposentadoria. Ou seja, É UM SERVIÇO ESPECIALIZADO E ESPECÍFICO DE ACORDO COM CADA CLIENTE.
Quando um consultor, que é um analista externo, olha para as finanças do cliente, ele CONSEGUE FAZER UMA ANÁLISE MAIS FRIA DA SITUAÇÃO, SEM ENVOLVER EMOÇÃO NA TOMADA DE DECISÃO, isso faz com que o cliente faça escolhas mais assertivas, pensando também pela razão da decisão.
Por fim, esse serviço contratado, também POSSUI UM VIÉS EDUCACIONAL PARA O CLIENTE, POIS TODO O PROJETO DESENVOLVIDO E METODOLOGIAS UTILIZADAS SÃO COMPARTILHADOS COM O CLIENTE EM CONVERSAS, REUNIÕES E NO DIA-A-DIA, FAZENDO COM QUE O CLIENTE TAMBÉM APRENDA SOBRE SUAS FINANÇAS E COMO REALIZAR TODO O PROCESSO SOZINHO. Contudo, em um determinado período o cliente já se sentirá capacitado para desenvolver todo esse processo sozinho, e poderá sim realiza-lo!
0 Comentário